manual de

sobrevivência

Bem vind@s a bordo!

 

Você é um dos tripulantes da NAVE, um Centro Ativista Global


Esta nave é habitada por uma diversidade de comunidades - do reiki ao hacker, do camponês ao urbanóide - e nela você encontrará muitos ambientes que compõem este centro de tecnologias open source.

 

Cada espaço é um planeta conectado a um sistema complexo que reúne dezenas de redes e profissionais integrados nos últimos anos pelas experiências desenvolvidas pelo Fora do Eixo e a Mídia Ninja. 


Esta carta aos tripulantes é um guia de orientações para que possam desfrutar ao máximo de nossa viagem!
 

Princípios Orientadores

 

  1. Mais Gente

  2. Cultura de Rede 

  3. Coletividade

  4. Colaboração

  5. Compartilhamento

  6. Feminismos

  7. Open Source 

  8. Igualdade 

  9. Liberdade

  10. Autonomia 

  11. Aprendizagem 

  12. Não violência 

  13. Posicionamento Político

  14. Transparência 

  15. Sustentabilidade 

 

Feminismos

 

Uma das maiores bandeiras da NAVE é o ELLA,  movimento de Feminismos latino americano que busca debater, conhecer e celebrar a luta das mulheres,  em suas identidades diversas e presentes em todo continente e ao redor do mundo. Sabemos que a única possibilidade de superar o hétero-patriarcado é disputando a sociedade e criando campos de segurança para nós mesmas.

 

Sendo assim, a NAVE é um espaço que combate práticas machistas e visa fortalecer populações conscientes e críticas, capazes de exigir mudanças reais nas instâncias de poder que atuam nas esferas política, econômica e social. Em resumo, queremos construir uma proposta que busque fortalecer uma nova cultura política, baseada em mudanças comportamentais para uma sociedade mais equânime, justa e solidária.

 

ELLA, como uma das principais pilotas desta aeronave, propõe um feminismo interseccional para todes, comprometido com a formação e transformação das pessoas, por isso é importante respeitar as diferentes posições que circulam pelos espaços. 

 

Ou seja, o feminismo que construímos é antiracista, antigordofóbico, anticapacitista, antilgbtfobia e anticapitalista. 

 

Somos acolhimento, nenhum tipo de violência contra mulher (sexual, física, moral, psicológica, econômica, etc) será permitida neste espaço. Fomentamos e colaboramos com a construção de campanhas e ações concretas para transformar o mundo em curto prazo e fortalecemos processos pedagógicos que apoiam toda a comunidade do ELLA e te convidamos a fazer o mesmo.

Convívio e valores

O convívio entre as pessoas é uma das coisas mais importantes que oferecemos aos tripulantes da NAVE. Por isso, alguns valores são muito importantes:

  1. Respeito e escuta do outro

  2. Gentileza 

  3. Cordialidade 

  4. Cuidado com o que é do comum, o que é de todos.
     

 

Uso público – é seu e é de todes

É muito importante que os tripulantes na NAVE se sintam bem recebides e usem seus espaços e aproveitem a sua programação. O uso público, aberto e compartilhado é o que justifica a sua existência. Por isso, o time da NAVE busca garantir a receptividade, o acolhimento, a boa convivência e a preservação do que é do comum. Esperamos também o mesmo cuidado e gentileza de todes.
 

 

Tudo ao mesmo tempo agora!

Aqui é permitido sentar no chão, dançar, ensaiar, cantar, conversar, reunir, estamos em um estado permanente de trocas e de criação coletiva de tecnologias humanas e para o bem comum. Inúmeras atividades disruptivas e propulsoras acontecem aqui! E por isso precisamos garantir para quem trabalha e circula na NAVE o acolhimento de todes e o bom senso na realização dessas atividades, para que uma atividade não atrapalhe ou impeça as outras. Tudo acontece ao mesmo tempo, mas tudo tem lugar para acontecer, e respeitar as funcionalidades e finalidades de cada espaço é fundamental. Liberdade, compromisso e disciplina caminham lado a lado e não são em nosso entendimento valores antagônicos e devem conviver em harmonia.
 

 

Segurança

A segurança da NAVE é responsabilidade compartilhada por todes. A equipe de segurança é responsável pelo cuidado e atenção patrimonial, por isso alertamos que cada tripulante é o principal responsável por cuidar de suas coisas neste espaço. Existem espaços de guarda volumes que podem ser utilizados e que são indicados em seu guia. Qualquer dúvida procure um dos gestores responsáveis e trate pessoalmente do problema. 

Zona livre de preconceitos! 

A NAVE é um ambiente livre de assédio para todes seus tripulantes. Não será tolerada qualquer forma de assédio ou intimidação em seus espaços e atividades. Por assédio entende-se comentários ofensivos, verbais ou eletrônicos, relacionados a características ou escolhas pessoais, origem racial, gênero, bem como comentários ou imagens sexuais, racistas, homofóbicas, transfóbicas ou discriminatórias de qualquer natureza em espaços públicos ou digitais, intimidação deliberada, bullying, perseguição, fotografias ou gravações que gerem embaraço. Se você for assediado(a) ou perceber que alguém está sendo assediado(a), por favor acione um dos responsáveis pela atividade ou do time da NAVE para que medidas cabíveis sejam tomadas.


 

É proibido proibir!


Fumar

Existem áreas de fumantes na NAVE, estão identificadas, busque-as =)
 

Comida e Bebida

É permitido comer e beber em áreas pré-estabelecidas da NAVE, e temos refeitórios e ambientes de comercialização e feitio de refeições. 

Nos espaços expositivos, salas de espetáculo e bibliotecas recomendamos não consumir alimentos nem bebidas para garantir a preservação dos acervos e o bom desenvolvimento das atividades. Nestes locais, podemos beber água. 

A NAVE conta com um bar que é aberto durante suas atividades.

Bebida alcoólica

A Nave tem serviço de bar a bordo. É importante apenas cuidar para não extravasar os limites da boa convivência já expressos em nossa constituição. O RESPEITO a estes princípios é fundamental para sua convivência e presença em nosso espaço.  Caso algo extrapole ou infrinja nossos princípios a equipe da NAVE será responsável pelo diálogo e tomada de decisão para que este fato não se repita, podendo inclusive solicitar a saída da pessoa que desrespeitou nossa constituição. 

Registro de imagens

Somos creative comuns! Nas áreas livres, pisos expositivos e áreas comuns é permitido o registro de imagens.

O registro das obras em salas de espetáculo ou exibição só é permitido com autorização da respectiva produção.

A NAVE é um pólo de narrativas! E para nós, registrar todes que passam por aqui é muito importante! Caso tenhas alguma restrição de registro de sua imagem, fale com a gente. 

 

 

Bicicletas e Skates 

Na garagem é permitido circular com sua bicicleta, conduzindo-a  sem pedalar.

Nos pisos expositivos, salas de espetáculos e bibliotecas não é permitida a entrada com bicicletas.

Lembre-se: a NAVE é um espaço com a circulação de muita gente, por isso, recomendamos o uso de travas e atenção com a sua bicicleta, uma vez que nossa vigilância é apenas patrimonial.


Garagem 

Durante o dia os carros devem ser estacionados no lado externo da Nave Coletiva. A Garagem também faz parte de nossa experiência e vivência no espaço. Nossas atividades e visitas começam a partir das 9h.


O Amor, ah o amor! 

Amar é um ato revolucionário! Aos namorados, pedimos sempre o cuidado e a gentileza em relação aos demais tripulantes <3

 

Jardins da Babilônia

Nossa ocupação verde está por diversos lugares da NAVE. Cada uma das plantinhas fazem parte do Jardim da Babilônia e precisamos cuidar com amor, carinho e água! Ajude na manutenção delas, não deixe bitucas na terra, nem lixinhos. 


Uso dos Espaços

A NAVE possui áreas comuns e livres, áreas de trabalho de equipes e áreas restritas. Estas áreas estão devidamente identificadas e com protocolos nas paredes para compartilhar orientações sobre seus usos, cuidados e atenção. Siga o protocolo e, em caso de dúvida, chame um responsável do espaço.


Agendamento ou locação

Caso queira agendar o uso de alguma das salas ou até mesmo alugar temporariamente alguma delas para eventos vá até o administrativo ou procure alguém da equipe responsável pela NAVE. 

 

Uso das mesas e tomadas

Não há restrição em relação ao uso das mesas e tomadas em áreas livres e comuns. Recomendamos a todos que cuidem para que o próximo frequentador a utilizar este mobiliário público encontre-o em perfeitas condições.

 

Gurizada

As crianças são a revolução! Elas participarem e estarem presentes na NAVE é muito importante! Elas precisam estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Recomendamos verificar as classificações indicativas dos espetáculos e pedimos a atenção com os espaços cuja altura oferece mais riscos, como as áreas expositivas, jardins e rampas.
A NAVE conta com o Espaço Gurizada! Lá elas terão brinquedos, jogos e material para se divertirem, mas é necessário ter um responsável com elas.

 

Silêncio

É importante compreender que o barulho é condição da realização de muitas das atividades realizadas na NAVE. Pedimos a todos que cuidem para que uma atividade não impeça as demais.

Há alguns espaços que organicamente são silenciosos. São áreas de estudo, leitura ou de programações específicas. Será indicado essa necessidade por meio de cartazes.
 

Hostel 
Descansar é preciso! E nada melhor que um hostel ativista. São quartos compartilhados, com beliches, estrutura de ducha, wcs e guarda volumes.
Para quem se hospedar traga roupas de cama, travesseiro, toalha e material de higiene pessoal. Nosso tempo de hospedagem: 1 semana, passível de renovação.


Você pode solicitar vaga no hostel aqui.
 

 

Desperdício Zero

Sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente são princípios fundamentais que fazem com que a NAVE seja uma tecnologia também de preservação, das pequenas às grandes ações, nossa prática é da reciclagem, do cuidado com os resíduos e do carinho com o planeta. Os espaços possuem orientações referentes de como encaminhar os resíduos. 

Programação

Você pode acessar a programação da NAVE no @navecoletiva do instagram!

Primeiros Socorros

A Nave possui uma caixinha de Primeiros Socorros, está localizada no primeiro andar na Cabine de Atendimento. Caso alguém se machuque acione a equipe da NAVE.